sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Outro fragmento de: "O Palácio dos vales", o romance que escrevi











-Pode falar parceiro, estou na escuta.
Beto atende o telefone enquanto desce do ônibus que faz a linha Central - Vale dos Reis e segue caminhando às pressas, em direção a outro ponto de ônibus para embarcar no ônibus que já está de saída.
-Beto, estou te aguardando aqui praia do Leme.
Diz Pastor.
-Tranquilo, Pastor. Já estou dentro do ônibus, daqui há alguns minutos *tô brotando por aí. Já é?
-Essa parada, meu parceiro. Viu se alguém te seguiu? Diz Pastor parecendo estar preocupado com algo.
-Qual foi parceiro? Tu tá pensando que eu sou algum otário? *Palmeei tudo antes de dar esse perdido.
-O Hanóy já sabe que eu tenho uns *caôs pra *desenrolar fora da favela. Por isso que eu to tranquilo. Ninguém é maluco de me seguir, rapaz!!
Fique tranquilo, vou até aproveitar que vou aí, na Praia do Leme pra *pagar um pingo nessa água aí.

Já é então parceiro. Pastor fala isso e em seguida finaliza a ligação.
Beto guarda seu telefone no bolso. Ele já se encontra dentro do ônibus, enquanto sente seu corpo sendo pressionado por alguém que passa por ele e logo depois, para e fica de pé, de frente para ele.
-Caralho!! Mas, que merda!! Essa porra desse ônibus vive lotado, porra? Beto reclama em voz alta e bastante irritado.
-Moço, se você não gosta de ser espremido, sugiro que compre um carro. Respondeu a pessoa que havia passado por ele e o pressiomado contra os outros passageiros. Era uma mulher, uma bela mulher.
Beto olha fixamente pra ela, enquanto ela continua o seu sermão: Não gostou não? Compre um carro pra você. Assim você não vai mais ser pressionado e ainda por cima, vai poder ir e voltar para onde quiser, a hora que quiser.
Ao ouvir isso Beto fica muito nervoso, chega até mesmo a colocar a mão na cintura e a pensar: vou dar um tiro bem no meio da cara dessa filha da puta. Onde já se viu? Falar assim comigo no meio de todo mundo? Se essa piranha soubesse com quem está falando, garanto que não teria essa coragem.

Beto pensou bem e viu que não podia fazer isso. Pelo menos, não ali. Não naquela hora. Pensou bem e preferiu ficar calado e apenas observar aquela bela mulher que ainda estava na sua frente, olhando para ele, com certo desdém.
-Não aguento mais essa porra de ter que pegar ônibus. Beto gritou. Dessa vez, mais alto ainda do que na primeira vez.
-Moço...
Beto ouve uma voz suave e em tom de muita tranquilidade.
Ele olha para o seu lado e vê uma senhora bem baixinha, gordinha, totalmente pressionada, sufocada e desconfortável em meio aos outros passageiros.
-Eu pego esse ônibus todo dia nesse mesmo horário e ele sempre está lotado. Se o senhor tiver condições de fazer o que a moça falou com o senhor naquela hora, faça porque o senhor vai se sentir melhor, moço.
Não quero que o senhor me leve à mal mas, eu nunca vi o senhor por aqui antes.
Beto olhou bem para aquela mulher... Ele não costuma sentir pena de ninguém, mas, ao ver as condições daquela senhora. Ela aparentava ter uns cinquenta e poucos anos. Parecia estar bastante cansada pela lida do dia a dia. Tinha também, roupas simples, um cabelo enorme e falava manso e trazia consigo uma bolsa enorme. Provavelmente, coisas que utiliza no seu dia a dia de trabalhadora. Essa mulher deve ser *bíblia", pensou.

Em seguida, olhou para fora do ônibus, que a essa altura, passava em frente a uma agência de veículos, ele olha para a agência e vê diversos modelos de carro, todos lindos, limpos e principalmente: vazios e espaçosos, ele olha para dentro da bolsa que ele carrega consigo, e vê o montante de dinheiro (muito dinheiro mesmo), fruto do que ele desvia todo dia da boca-de-fumo do seu amigo e comparsa Hanóy.
Dinheiro que aliás, ele está indo entregar nas mãos de Pastor, seu comparsa, para guardar e aplicar em algum plano diabólico de traição contra o negócio do seu até então, melhor amigo.
Então, ele olha para ela de novo. A mulher, sem entender nada, vendo-o meio que em estado de transe, diz:
-Moço, o senhor está se sentindo bem?
-Sim, estou muito bem, aliás, nunca me senti tão bem em toda a minha vida. Respondeu Beto, já motivado a descer do ônibus e tomar uma atitude totalmente inesperada.
-Motorista, pare este ônibus agora!! Vou descer!! Beto diz isso e em seguida tenta descer, quando é impedido pelo cobrador que não permite que o motorista abra a porta para ele descer.

Beto então, pergunta:
-Não vai deixar eu descer não?
-Depois que o senhor pagar pela passagem, o senhor poderá descer e seguir para onde quiser. Responde o cobrador sorrindo para ele, como se tivesse pensando que ele quisesse dar o famoso *calote".
-Beto então diz: porra!! Esqueci que eu não estou na favela (é que na favela Vale dos Reis, ninguém paga passagem de ônibus, devido a uma ordem dada por Hanóy, chefe do tráfico à empresa de viação que faz a linha Central - Vale dos Reis). Ele diz isso, enquanto abre a sua bolsa, pega uma boa quantia em dinheiro, entrega para o cobrador e diz: eu não sei quanto custa essa merda de passagem aí, mas, tá tranquilo, pode ficar com o troco.
O cobrador fica surpreso, pois o que ele entregou nas mãos dele, é mais até do que o seu próprio salário que ele levaria o mês inteirinho para conquistar.
-Muito obrigado, senhor!! Responde o cobrador. Dessa vez, mais alegre do que nunca.
-Aguarde só mais um pouquinho!! Disse Beto ao motorista.
Ele abre novamente a sua bolsa, pega vários maços de dinheiro, entrega nas mãos da senhora que havia conversado mansamente com ele e diz olhando para ela:
-Dona, eu vou seguir o conselho da senhora: vou comprar um carro pra mim agora mesmo.
-Pegue este dinheiro e compre um para a senhora também!!
Mesmo sem acreditar no que está acontecendo, a senhora pega naqueles maços de dinheiro.
Neste mesmo instante, ouve-se uma voz dizendo:
-Espere aí!! Fui eu quem lhe deu essa idéia!!
Beto e a senhora olham para o lado e veem a mulher que havia dito aquelas coisas para ele.

Beto olha para ela e responde tranquilamente:
-Tem razão, foi você mesma!
-Pois é... Diz a mulher. Agora, falando mansamente, meio que, insinuando-se.
-Realmente foi você que disse isso para mim.
-Só que eu não gostei da maneira como você falou.
Beto diz isso e simplesmente desembarca do ônibus.

Em seguida, no próximo ponto de desembarque, uma senhora desembarca de um coletivo. 
Feliz da vida com o presente que havia acabado de receber de um estranho.
Seria mesmo Obra dO Deus que ela serve? Ela acredita que sim.

Ao mesmo tempo, olha para o céu, dá um longo suspiro, abre um sorriso, faz o Sinal da Cruz e embarca no primeiro táxi que passa por ali.


*Dialeto "Carioquês" usado nesse fragmento:

Tô brotando = estou aparecendo, estou chegando
Caô = problema, assunto
Desenrolar = resolver, conversar
Palmear = Conferir, visualizar
Pagar um pingo = tomar um banho, dar um mergulho
Calote = sair sem pagar
Bíblia = Crente, Cristão, Servo de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa eu te sentir ( Boa Nova ) - letra de música

  Se você Seguir o seu coração  Vai saber A verdadeira intenção.  Procuro sempre o equilíbrio  Da situação , Mas nada me fascina mais que o ...